Sabe aqueles gelados brancos, com ar de coisa de nata e sem graça que as celebridades muito magras dos EUA comem? Chama-se frozen yogurt. Iogurte gelado. Um paraíso para os gulosos que não passam sem um gelado nos meses mais quentes do ano. É que cada copo pequeno desta maravilha gelada só tem 40 calorias. E o que são 40 calorias numa necessidade diária de mais ou menos duas mil, consoante altura e peso? Um grão de areia insignificante numa imensa praia de calorias.
A ideia vem dos EUA e Canadá e chegou, finalmente, a Portugal, mais exactamente ao Centro Comercial Alegro, em Alfragide, pela mão de quatro sócios portugueses, um gestor e três arquitectos. A marca, llao llao (lê-se iau iau), é argentina e significa qualquer coisa como "mnham mnham".
"Três dias depois de Sócrates ter anunciado a entrada do FMI em Portugal, estávamos a assinar com a marca", conta Manuel Sena, um dos sócios, orgulhoso do investimento em tempos de crise. Para já empregam 11 pessoas, número que rapidamente subirá para 25. O recrutamento ainda está a decorrer e não conta com a ajuda do Centro de Emprego: "A burocracia e dores de cabeça são impeditivas do empreendedorismo e não vale mesmo a pena", confessa Manuel Sena.
A aposta parece estar a resultar: abertos desde quarta-feira passada, já têm 1188 "likes" no Facebook (e todos sabemos como a popularidade, hoje em dia, se mede pelas redes sociais), uma nova loja a abrir em Agosto no UCI El Corte Inglês e uma terceira na mira, ainda em segredo.
Dizem os sócios e a própria marca que o iogurte gelado llao llao é uma fonte de cálcio, regula o sistema digestivo e fortalece o sistema imunológico. Isso é tudo muito bonito, mas de pouca relevância para os gulosos aficionados. E de guloso para guloso, lhe dizemos, caro leitor: quando provar a textura cremosa e o sabor a iogurte natural açucarado versão gelado, não vai pensar noutra coisa. E nem precisa de ficar no centro comercial a comer, pode levar numa caixa para casa, toppings e molhos à parte, para não criar confusão. Depois é só tirar dez minutos antes de tirar do congelador e comer sem culpa.
Pode escolher entre três tamanhos e um sem número de coisas, que vão desde fruta da época (não há morangos em Fevereiro), a muesli, bolacha caramelizada, chocolate, conguitos, lacasitos, cereais, leite condensado, nozes, mel, entre vários ingredientes capazes de aumentar as calorias do iogurte. Para os apreciadores das delícias líquida ou mais frescas, há batidos e granizados de frutas.
A gerência da llao llao promete que no Inverno o menu vai mudar, com novidades mais convidativas ao frio. O iogurte, esse, veio para ficar (aplausos do estômago).
A pergunta é...já foi experimentar?
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