sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A reflection on St Valentine's Day



O dia de São Valentim, mais conhecido por Dia dos Namorados é já na próxima terça-feira. As sugestões são imensas: restaurantes, lojas, hotéis, tudo pensado ao pormenor. Mas qual é a razão deste dia? Fomentar a paixão num casal? Então porque não há o dia dos casados que se "aturam" há anos? Ou será uma mera estratégia para incentivar as pessoas, quais marionetas, a consumirem? 
Sinceramente nunca liguei muito a este dia, talvez porque nunca o passei com alguém realmente especial, mas também por achar que o amor é algo que deve ser trabalhado todos os dias, com calma, compreensão e tolerância. Penso que uma relação para funcionar e para ser saudável precisa que ambas as partes tenham uma dose de paciência considerável porque nunca estamos de acordo em cem por cento das coisas, se assim fosse, seria uma monotonia. As surpresas essas devem existir não só no Dia dos Namorados, os presentes são relativos, prefiro emoções fortes e sentimentos verdadeiros. Não é o dia que torna as coisas diferentes, não é a ocasião, é a paixão e a nossa vontade. E nós mulheres sabemos perfeitamente isso. Quando somos confrontadas com aquelas conversas de cortar a respiração, que nos deixam derretidas, quase que as conseguimos reproduzir na primeira pessoa na nossa cabeça. Mesmo passado semanas, ou meses, lembramo-nos de tudo, dos pormenores sobretudo, dos gestos, dos olhares e das palavras. 
Mas qual o porquê disto tudo? Quem é o São Valentim e porque é que está associado a este dia?

Pois bem, durante o governo do imperador Cláudio II, este decidiu proibir a realização de casamentos no seu reino por considerar que os jovens, se não tivessem família, se iriam alistar mais facilmente ao seu exército. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos em segredo, contra a proibição do imperador. Este era Valentim, e realizava as cerimónias em segredo absoluto. É claro que, como qualquer justiceiro acaba sempre por ser punido seja qual for a sua boa acção, também Valentim foi preso e condenado à morte após ter sido descoberta a sua prática. Enquanto estava preso, muitos foram os jovens que se dirigiram à sua janela para atirar flores e bilhetes onde afirmavam acreditar no verdadeiro amor. Entre esses jovens estava Astérias, uma rapariga cega, que decidiu ir visitar Valentim. O amor nasceu entre os dois e, milagrosamente, a rapariga recuperou a visão, apesar de Valentim ter sido mais tarde decapitado no dia 14 de Fevereiro. 
Um verdadeiro Santo, que defende o amor verdadeiro e puro, o casamento, a união entre um homem e uma mulher que se amam. 

Achei curiosa esta história, gosto de saber estes pormenores e admiro muito estas pessoas que dão a vida por causas que defendem. Literalmente. 
Apesar de (em princípio) passar este dia 14 sem uma cara metade, tenho quase a certeza que se vai combinar um jantar de amigas, tipo single-but-not-desperate-girls-dinner... Algo do género. Só para nos juntarmos e rir-mos um pouco. Porque os amigos são o melhor do Mundo! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Welcome

Blogging is an art. Today I feel like an artist. Fashion isn't just about clothes. It's about having attitude, it's about being different, it's about details - they reveal your own personality.

Blogger contact:
thefashiondose@gmail.com

Popular Posts

Blogroll

Blogger news

About